Galeria
Galeria
Avaliação
Para permitir a adequada avaliação da sustentabilidade das instalações produtivas, a associação OEKO-TEX® requer das empresas inúmeros dados e parâmetros. A recolha dos dados é baseada numa ferramenta de avaliação via web. Após contacto ou quando é efetuado um pedido a um instituto OEKO-TEX®, as empresas receberão os dados de acesso, permitindo-lhes introduzir as suas informações num questionário online e enviá-lo para o instituto. Após a avaliação dos dados, o requerente receberá um relatório detalhado sobre o resultado da avaliação.

As empresas interessadas podem, de forma independente, decidir se usam a avaliação apenas para fins internos (por exemplo, para estabelecer o status quo do seu compromisso sustentável) ou implementam-no como um processo de certificação, para obter o rótulo STeP.

 

PONTUAÇÃO | A certificação STeP engloba três níveis diferentes que representam o grau de produção sustentável que a empresa alcançou:

 

  • Nível 1 = nível básico
  • Nível 2 = boa implementação, com potencial de otimização
  • Nível 3 = implementação exemplar no sentido de um exemplo de boas práticas

 

 

O certificado STeP mostra os seguintes resultados da pontuação:

 

  • O nível de sustentabilidade alcançado
  • A avaliação global, em percentagem
  • A avaliação individual das áreas da empresa analisadas, em percentagem

 

 

A pontuação STeP cria maior transparência, pois permite a sustentabilidade das instalações produtivas ao longo da cadeia de valor têxtil, sendo comparável, em todos os níveis relevantes da empresa, entre diferentes países e para além da legislação. A apresentação detalhada dos resultados da avaliação permite uma boa definição do posicionamento da empresa em relação à sustentabilidade e mostra, em particular, as áreas da empresa que têm maior potencial de otimização.

 

AUDITORIAS | As informações e dados fornecidos pela empresa no âmbito da avaliação são analisados e avaliados pelo OEKO-TEX®. A verificação é realizada na forma de uma auditoria às instalações produtivas pelo Instituto OEKO-TEX®.

 

O OEKO-TEX® tem procedimentos internos de gestão da qualidade para garantir resultados de auditoria globalmente padronizados. Isso inclui, por exemplo, a formação conjunta e instrução regular dos auditores, bem como reuniões anuais dos grupos de técnicos especialistas OEKO-TEX ®.

 

VERIFICAÇÃO | Além das auditorias de rotina no âmbito da certificação STeP inicial e extensão, o OEKO-TEX® realiza auditorias intermédias (auditorias de conformidade), bem como auditorias sem aviso prévio nas instalações produtivas, para verificar o cumprimento dos critérios exigidos depois que o certificado ter sido emitido.

Maria José Carvalho

Produção Sustentável

mjcarvalho@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: