Galeria
Galeria
Cork-a-Tex é finalista dos Future Materials Awards 2015
O projeto Cork-a-Tex, desenvolvido pelo consórcio composto por JPSCork Group, Têxteis Penedo, CITEVE e FEUP, é finalista dos ITMA Future Materials Awards 2015, na categoria Sustainable Textiles (produto). Na short list desta categoria Melhor Inovação - Têxteis Sustentáveis (produto) fazem ainda parte outras empresas de reputação mundial: Adidas, Cotton Inc., Covestro AG, FR Safety Yarns, Milliken & Company, Moya Power, Procotex, Rhodia - Solvay Group, Schoeller Textil e Torcitura Padana.

O Cork-a-Tex visou o desenvolvimento de produtos de elevada performance que incorporam simultaneamente as propriedades de substratos têxteis ao nível do conforto, toque e aspeto, e as mais-valias funcionais da cortiça, tais como, leveza, isolamento térmico, propriedades anti ácaros, impermeabilidade, etc. Simultaneamente pretendeu-se promover o conceito eco-friendly e contribuir para o aumento do carácter de sustentabilidade dos produtos, através de um recurso renovável, a cortiça. 

Foram obtidas, como resultados práticos do Cork-a-Tex, várias soluções inovadoras (fios e tecidos) com incorporação de elevada quantidade de micro-finos de cortiça. Com os fios produzidos foi realizado um protótipo de tecido. Este consistiu na tecelagem dos fios (introduzidos à trama) num tear industrial Jacquard. 

A cerimónia de anúncio dos vencedores nas diferentes categorias dos prémios ITMA Future Materials 2015 está marcada para o dia 16 de Novembro, em Milão.

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: