Galeria
Galeria
CITEVE e DAMEL entregaram ao Exército protótipos do PERMAC
No quadro da colaboração para desenvolvimento de projetos de I&D mantida com o Exército Português, o CITEVE e a empresa DAMEL - Confecção de Vestuário, Lda. formalizaram no dia 12 de novembro, a entrega ao Exército de protótipos desenvolvidos como resultado do projeto PERMAC.

O PERMAC - PERsonal Microclimate Active Control é um projeto de I&DI em co-promoção, cujo consórcio foi liderado pela empresa Active Space Technologies, que teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de vestuário de proteção inteligente para fins militares e defesa, constituído por dólman e calça em camuflado floresta, que integra elementos que permitem a autorregulação térmica, mesmo em condições ambientais extremamente adversas. 

Refira-se que o CITEVE colabora regularmente e desde longa data com o Exército Português, representado pela Escola das Armas, localizada em Mafra, em atividades de validação e experimentação de desenvolvimentos inovadores para a área da Defesa.

Sempre de acordo com lógicas que seguem a filosofia do User Centred Design, os desenvolvimentos do CITEVE para várias empresas nacionais na área dos materiais têxteis e produtos para a Defesa têm passado pela validação em contexto real de utilização e pelo olhar crítico dos militares da Escola da Armas. Esta colaboração, cujas primeiras interações ocorreram em 2001, passou a ser enquadrada por um protocolo específico celebrado em 2012 entre ambas as instituições. 

É de sublinhar que atualmente o CITEVE encontra-se envolvido em outros quatro grandes projetos internacionais na área dos materiais têxteis e produtos para a Defesa, desenvolvidos no quadro da EDA (European Defense Agency) e que abrangem no seu conjunto 14 empresas e organizações nacionais e internacionais, nomeadamente de Espanha, França, Suécia, República Checa, Holanda e Alemanha.     

Confira na galeria de imagens alguns dos momentos desta cerimónia.

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: