Galeria
Galeria
GM-SUB – Ferramenta Para a Gestão Inteligente de Substâncias Químicas
As substâncias químicas são utilizadas, quer isoladamente quer em misturas (mais do que uma substâncias químicas num só produto), em praticamente todos os setores de atividade industrial, embora a quantidade e a variabilidade de produtos químicos utilizados seja diferente em função do setor, como por exemplo o setor têxtil, em especial a ultimação utilizam muitas substâncias e misturas químicas.

Este setor recebe uma grande quantidade de fichas de dados de segurança que têm informações uteis, quer ao nível da constituição do produto químico, quer em termos de informações ambientais e de segurança. No entanto, sempre que é necessário pesquisar informação, por exemplo se uma substância proibida está presente em algum dos produtos químicos utilizados, tem de procurar a informação em todas as fichas de dados de segurança, o que torna este processo moroso.

 

Por outro lado, a legislação associada às substâncias químicas é cada vez mais exigente, em especial o Regulamento REACH (Regulamento CE 1907/2006, de 18 de dezembro) e o Regulamento CLP (Regulamento CE 1272/2008, de 16 de dezembro), e as questões relacionados com o ambiente e a segurança são vistas com maior preocupação.

 

Assim, tendo-se detetado esta dificuldade foi desenvolvida uma ferramenta informática que permite a gestão da informação de segurança de substâncias químicas. O objetivo desta ferramenta é facilitar um conjunto de operações muitas vezes executadas manualmente, e sem metodologia específica, pelos responsáveis pela gestão da informação de segurança de substâncias químicas.

 

As principais funcionalidades desta ferramenta são:

  • Introdução das informações das fichas de dados de segurança utilizadas nas empresas;
  • Elaboração de fichas de resumo a partir das informações das fichas de dados de segurança;
  • Elaboração de rótulos (de diferentes dimensões) a partir das informações das fichas de dados de segurança;
  • Pesquisa de substâncias químicas por número de CAS, CE ou número de registo REACH, indicando quais os produtos utilizados na empresa que contêm a substância pesquisada;
  • Pesquisas por classe de perigo, indicando quais os produtos (e locais onde são utilizados) com a classe de perigo pesquisada;
  • Pesquisas por frases R, S, H e P, indicando quais os produtos (e locais onde são utilizados) com a frase pesquisada;
  • Pesquisas de incompatibilidades químicas (com base na classe de perigo e no n.º CAS);
  • Listagens de informação relativas a frases de perigo e de prevenção, a boas práticas relativas ao manuseamento de substâncias químicas, a legislação aplicável, a equipamentos de proteção individual, entre outros;
  • Introdução de postos de trabalho e associação aos produtos químicos utilizados;
  • Introdução dos equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados;
  • Informação, por posto de trabalho e por produto químico, dos equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados;
  • Introdução dos valores obtidos nas caracterizações dos níveis de agentes químicos presentes na atmosfera de trabalho;
  • Alertas sobre a existência de substâncias na lista candidata para autorização de substâncias de elevada preocupação (SVHC).

 

A GM-Sub é uma solução stand alone que pode ainda ser integrada na plataforma GM Gestão Têxtil da MacWin.

 

A MacWin é uma empresa Portuguesa, dedicada ao desenvolvimento e implementação de software de gestão empresarial, formação e consultoria, especializada no sector Têxtil e estabelecida no mercado desde 1998. O ano de 2012 fica assinalado pela parceria com o CITEVE, que tem como primeiro resultado o lançamento desta inovadora ferramenta informática, concebida pelo CITEVE, desenvolvida pela MacWin e testada e validada pelas empresas MALHAS SONIX e MABERA.

 

Maria José Carvalho

Produção Sustentável

mjcarvalho@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: