Galeria
Galeria
GoBlue

O GoBlue é o primeiro rótulo biológico a nível mundial aplicado à certificação produtos têxteis. Para que os produtos têxteis possam ser propostos para rotulagem GoBlue é necessário que:

 

- a matéria prima base seja biológica;

- o seu processamento recorra, sempre que possível, a técnicas e produtos da biotecnologia;

- todos os aditivos utilizados estejam comprovadamente isentos de substâncias nocivas para a saúde;

  - o seu processamento seja efetuada através das melhores tecnologias ambientais disponíveis.

 

O rótulo GoBlue tem 3 níveis diferentes que em função do cumprimento de determinados requisitos têm a denominação BIO, BIO+, BIO++, de acordo com a seguinte tabela:

 

 

 

Esta estrutura modelar permite a uma empresa, que numa primeira fase obtém o Rótulo GoBlue BIO, atingir o Rótulo GoBlue BIO+ e posteriormente o Rótulo GoBlue BIO++ mediante o cumprimento dos objetivos fixados para cada um deles.

 

IDENTIFICAÇÃO DE REQUISITOS

De acordo com a metodologia definida, todos os produtos apresentados para atribuição do rótulo GoBlue deverão ter obtido previamente a certificação Öko-Tex 100 e o seu processamento obedecer a determinados requisitos ao nível da biotecnologia e das boas práticas ambientais. Existem requisitos da biotecnologia e das boas práticas ambientais que são obrigatórios e outros que sendo facultativos contribuem para definir qual a modalidade de rótulo a atribuir (BIO, BIO+ ou BIO++).

 

PROCEDIMENTO DE CERTIFICAÇÃO GOBLUE

O processo de atribuição do certificado de rotulagem Goblue tem início com o pedido do proponente e o preenchimento do respetivo formulário (anexo I). O CITEVE efetua a análise do formulário e define as etapas seguintes do processo que podem incluir ensaios, visitas e auditorias à empresa proponente. A fase final do processo consiste no preenchimento e assinatura da declaração de conformidade (anexo II) e atribuição do certificado do Rótulo GoBlue.

José Morgado

Engenharia de Produto

jmorgado@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: