Galeria
Galeria
LearningTex
A falta de experiência no local de trabalho e respetivas aptidões e competências é um dos fatores que contribuem para o "défice de competências" hoje em dia na UE. Enquanto 5,6 milhões de jovens na UE sofrem as consequências do desemprego, 36% dos empregadores indicam ser extremamente difícil encontrar novos funcionários com as competências necessárias. Algo está claramente errado. A necessidade de identificar, adaptar e adotar práticas capazes de superar este "défice de competências" é urgente. Este desfasamento é muito significativo no sector têxtil, onde as empresas necessitam de pessoal mais técnico, com competências atualizadas, para utilizar e manipular máquinas e equipamentos de alta tecnologia para os processos de fabrico têxtil.

Com a identificação deste desfasamento no mercado de trabalho, cinco instituições da Áustria (BEST), Espanha (AITEX, ANTECUIR e UPV) e Portugal (CITEVE), criaram o projeto LEARNINGTEX. Após avaliação do setor têxtil, em cada país parceiro, e análise dos resultados, as empresas identificaram dois aspetos débeis: tecidos e novos processos de controlo de qualidade. As empresas têxteis europeias só podem competir no mercado mundial com produtos de qualidade e de valor acrescentado. A concorrência de preços em relação a países menos desenvolvidos é praticamente impossível. A única maneira é competir é apostando na qualidade e design contra o baixo custo e produtos de baixa qualidade, fabricados em países emergentes fora da Europa.

 

O projeto LEARNINGTEX iniciou no passado dia 01 de outubro de 2016, tem duração de dois anos e a primeira reunião transnacional realizou-se em Alcoy - Espanha, nos dias 18 e 19 de outubro de 2016. O projeto visa desenvolver um MOOC (Massive Open Online Course) baseado em OER (Open Educational Resources) sobre tecnologias avançadas de controlo de qualidade têxtil, não só para trabalhadores do sector têxtil desatualizados, mas também para trabalhadores inexperientes que tenham concluído recentemente os seus estudos. O curso será orientado para os funcionários têxteis e estudantes, interessados em atualizar o seu conhecimento sobre tecidos, máquinas e a aplicação de novas tecnologias para melhorar os processos de controlo de qualidade e redução de custos. O projeto pretende também melhorar os níveis de contratação no sector têxtil, especialmente em países com baixas taxas de emprego como Portugal e Espanha, proporcionando às empresas com trabalhadores altamente qualificados para competir com países emergentes fora da Europa.

 

Parceiros:

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: