Galeria
Galeria
Made in Green by OEKO-TEX®

O que é e onde pode ser aplicado?


A etiqueta Made in Green by OEKO-TEX® é um rótulo independente para identificar e valorizar produtos finais e intermédios, em todas as etapas da cadeia de valor têxtil e vestuário, que utilizam materiais testados contra substâncias nocivas e que foram produzidos em condições ambientalmente e socialmente responsáveis. 


A etiqueta Made in Green by OEKO-TEX® vem assim substituir duas etiquetas e respetivos sistemas, nomeadamente a etiqueta OEKO-TEX® Standard 100plus e a certificação "verde" espanhola "Made in Green by AITEX". 


Basicamente, qualquer produto têxtil acabado e qualquer produto intermédio ao longo de toda a cadeia de valor têxtil pode ser etiquetado com o rótulo Made in Green by OEKO-TEX®, incluindo todo o tipo de artigos de vestuário, têxteis-lar e produtos têxteis para mobiliário e decoração.

Valor Acrescentado para o Consumidor

A etiqueta Made in Green by OEKO-TEX® mostra ao consumidor que o produto têxtil em causa é testado contra substâncias nocivas e produzido de forma sustentável de acordo com as normas da OEKO-TEX®. 

Cada item certificado e identificado com a etiqueta Made In Green é também portador de um código de identificação de produto e de um código QR único, que garante a total rastreabilidade e transparência ao consumidor final. O sistema de etiquetagem confere acesso à informação sobre os locais de produção do artigo ao longo da cadeia de fornecimento, a fase de produção em que os materiais foram utilizados e os países nos quais teve lugar a produção.

Valor Acrescentado para a Indústria e Retalho 

Os líderes em inovação que pretendam promover novas funcionalidades e performances podem utilizar a etiqueta diretamente nos seus produtos para documentar e destacar perante todo o mundo, as suas parcerias e compromissos com a cadeia de fornecimento.

Relações de confiança na cadeia de fornecimento são frequentemente um fator decisivo na implementação bem-sucedida de vetores importantes da sustentabilidade tais como, a qualidade do produto, a formação contínua de colaboradores e a melhoria das condições de trabalho. A etiqueta Made In Green torna tudo isto visível aos olhos do consumidor.

A etiqueta Made In Green disponibiliza informação sobre o grau de sustentabilidade ao longo de toda a sua cadeia de fornecimento. As empresas também podem utilizar esta designação para demostrar o seu esforço de melhoria continua para atingir maiores níveis de sustentabilidade na sua rede de locais de produção.

Validade

A certificação Made in Green by OEKO-TEX® e conferida pelo prazo de um ano e deve ser renovada ao fim desse período.

Auditorias às Empresas

A auditoria às instalações produtivas envolvidas é parte vital de cada processo de certificação, em ambos os referencias que servem de orientação, o OEKO-TEX® Standard 100 e a certificação STeP (Sustainable Textile Production). 

Todas as instalações certificadas no âmbito do STeP são auditadas antes da OEKO-TEX® emitir o certificado. Após este procedimento, decorrem auditorias regulares de verificação de conformidade em todas as empresas certificadas STeP, bem como, podem ocorrer auditorias não anunciadas a empresas que atinjam apenas o nível 1 ou 2, dos 3 níveis possíveis, no quadro de referência do sistema de avaliação utilizado.

Ensaios de Controlo de Mercado

Tal como no caso de todos os materiais têxteis certificados de acordo com a norma OEKO-TEX® Standard 100, também os produtos certificados Made in Green que se encontrem no mercado, serão alvo de ensaios de controlo após recolha em ponto de venda, bem como, existirão verificações aleatórias durante visitas não anunciadas a empresas. Por exemplo, auditorias não anunciadas são desencadeadas junto de empresas no sentido de verificar que uma determinada certificação STeP  em vigor, cumpre com os critérios ambientais e sociais estabelecidos.


Desenvolvido por:
   Powered by: