Galeria
Galeria
Certificação STeP by OEKO-TEX® - Produção Têxtil Sustentável
O STeP (Sustainable Textile Production) é um sistema de certificação para fabricantes, retalhista e marcas, da cadeia de fornecimento têxtil, que pretendam comunicar, aos consumidores, os seus resultados em matéria de produção sustentável, de forma transparente, credível e clara. Esta certificação é aplicável a instalações produtivas de todas as fases do processamento têxtil, desde a produção de fibras, fiação, tecelagem, tricotagem até ao acabamento e confeção.

CONCEITO | O objetivo da certificação STeP é a implementação permanente de processos de produção respeitadores do ambiente, condições de trabalho seguras, saudáveis e socialmente aceitáveis. Além disso, o desenvolvimento dinâmico da norma STeP e os seus benchmarks permitem que as empresas certificadas melhorem continuamente os seus resultados em termos de proteção ambiental e a sua responsabilidade social, bem como a sua eficiência. Isto, por sua vez, permite-lhes alcançar a melhor posição possível no mercado, em termos competitivos. 

VANTAGENS PARA AS MARCAS E RETALHISTAS | A certificação STeP permite que marcas que operam globalmente e empresas de retalho possam procurar e identificar os fornecedores adequados, em todo o mundo, garantindo que estes satisfazem as suas exigências em relação à proteção ambiental e à responsabilidade social. Isto permite-lhes, de forma clara, documentar completamente o seu compromisso sustentável aos consumidores finais, juntamente com a cadeia de abastecimento.

VANTAGENS PARA AS INSTALAÇÕES PRODUTIVAS | Os fabricantes de têxteis e vestuário podem tornar os seus processos produtivos muito mais eficientes com base na certificação STeP. O sistema previsto nesta certificação ajuda as empresas a determinar o seu posicionamento em relação à sustentabilidade e identifica áreas de melhoria. A comprovação independente das condições de produção sustentável também proporciona um reforço na imagem, favorecendo o acesso a novos mercados e melhorando a relação com os fornecedores.

ABORDAGEM ABRANGENTE - CRITÉRIOS ESPECÍFICOS TÊXTIL | Ao contrário de outros sistemas de certificação, que na sua maioria só têm em conta determinados aspetos pontuais da sustentabilidade, o STeP permite a análise e avaliação completa, no que diz respeito às condições de produção sustentáveis. Além disso, os requisitos e critérios da certificação STeP estão adaptados especificamente para a realidade da indústria têxtil e do vestuário. Para assegurar a comparabilidade global, os critérios STeP são os mesmos em todo o mundo. Eles são continuamente analisados, avaliados e atualizados, se necessário (por exemplo, tendo em conta novos desenvolvimentos do mercado, requisitos legais e desenvolvimentos científicos).

AVALIAÇÃO COMPETENTE E INDEPENDENTE | A responsabilidade pela certificação STeP recai sobre a Associação Internacional OEKO-TEX®, com os seus 15 institutos membros e representações em mais de 60 países no mundo. Os institutos OEKO-TEX® são entidades credenciadas, institutos independentes de ensaios têxteis e de investigação, com competência muito abrangente e longa experiência em relação às condições específicas da indústria têxtil e do vestuário.    

Maria José Carvalho

Produção Sustentável

mjcarvalho@citeve.pt

+351 252 300 300

Documentos Associados


Desenvolvido por:
   Powered by: