Galeria
Galeria
Projeto europeu DigiTVC anuncia as empresas selecionadas para os programas piloto

A. Sampaio & Filhos
(Portugal), Jules Tournier et fils (França) e Textil Olius (Espanha) são as três empresas selecionadas para realizar os programas piloto de digitalização, previstos no DigiTVC, projeto europeu liderado pela Texfor, em conjunto com os parceiros CITEVE, Município de Vila Nova de Famalicão, Acció, ICAM, AITEX e UITSUD.

A decisão resulta da avaliação das propostas apresentadas, com base no impacto económico, inovação tecnológica e estrutura operacional que a tecnologia selecionada e a sua implementação representam. Aquelas empresas irão agora receber apoio financeiro do projeto, co-financiado pelo programa Interreg SUDOE, de acordo com as condições estipuladas em cada país.

A iniciativa DigiTVC visa promover a digitalização no sector têxtil, para encorajar a transformação tecnológica, a personalização do produto, a rastreabilidade, a conectividade e a eficiência dos processos/serviços das empresas. O financiamento para a realização dos programas piloto, fornecido pelo SUDOE Interreg, permite, às empresas selecionadas, a promoção e adoção de tecnologias digitais para a sua implementação no sector têxtil. O objetivo é favorecer a interligação da cadeia de valor para conduzir a uma automatização eficaz, eficiente e produtiva no sector da moda, têxteis domésticos ou têxteis técnicos.


Os programas piloto, um em cada país parceiro da DigiTVC, identificarão as necessidades e processos a realizar, a fim de desenvolver soluções 4.0 viáveis, de interesse e que possam ser implementadas em todo o sector têxtil. Os resultados obtidos serão sistematizados para criar um protocolo que permita às empresas conceber a sua estratégia de digitalização, utilizando as tecnologias mais adequadas.


O DigiTVC, a partir do novo protocolo específico para a indústria têxtil, formará e certificará peritos para que possam acompanhar as empresas, de uma forma individual e personalizada, para criar a sua estratégia de digitalização.


Recorde-se que foram apresentadas 15 propostas empresariais para implementar os programas piloto, todas elas lideradas por empresas do sector têxtil (moda, têxteis domésticos e técnicos).


DigiTVC é um projeto transnacional que envolve organizações de Portugal, Espanha e França, com um alcance de mais de 5.000 empresas têxteis na área SUDOE (Sudoeste da Europa).


Nas próximas semanas, as empresas selecionadas serão contactadas para estabelecer o calendário para a implementação dos programas piloto.


O website do projeto DigiTVC (www.digitvc.eu) proporciona às empresas um espaço para a criação de um ecossistema, composto por empresas do sector têxtil e do sector digital e tecnológico, com o objetivo de construir pontes e criar sinergias entre os dois sectores. As empresas que que queiram participar, devem registar-se.

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: