Galeria
Galeria
PAC - Portugal AutoCluster for the Future

Designação do projeto | PAC- Portugal AutoCluster for the Future (nº 46085)

Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-046095

Data de aprovação | julho de 2020

Data de início | julho de 2020

Data de conclusão | junho de 2023

Investimento total elegível | 7.998 173,97 €

Apoio financeiro da União Europeia | 5.294.145,90 €

Região de intervenção | Norte; Centro; Lisboa; Alentejo;


O projeto PAC - Portugal AutoCluster for the Future, liderado pela Simoldes Plásticos, S.A., é um programa mobilizador estritamente alinhado com o plano de ação do Cluster Mobinov - Cluster Automóvel de Portugal. Decompõe-se em seis PPS que se traduzem no desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias, processos e produtos que promovam um novo posicionamento do cluster automóvel nas cadeias de valor globais do carro do futuro. As tecnologias a desenvolver centram-se nas áreas de arquiteturas de veículos do futuro, interiores do futuro, estruturas e exteriores do futuro, tecnologias de sensorização e conectividade e tecnologias de produção flexível e digital. Estruturado para uma duração de 36 meses, apresenta um consórcio, formado por 9 entidades empresariais e 12 entidades não empresariais, dotado de competências científicas e tecnológicas capaz de atingir os objetivos propostos, prevendo-se a conquista de uma dimensão e impacto multissectorial e multiregional.

 

Entidades beneficiárias: SIMOLDES, CONTROLAR, CRITICAL MANUFACTURING, ERT, MICROPLASTICOS, SAKTHI, SLM, TMG, TOOLPRESSE, CCG, CEIIA, CeNTI, CITEVE, INEGI, INESC TEC, IPN, IPL, ISQ, IST, MOBINOV e UNIVERSIDADE DE AVEIRO


Objetivos do Projeto:

PPS1 - Novas arquiteturas de veículos do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos conceitos e novas formas de desenvolvimento e validação de produtos, tendo em conta as tendências do automóvel conectado, elétrico e autónomo.

 

PPS2 - Interiores do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente, seguindo a tendência de thrid living space.

 

PPS3 - Estruturas e exteriores de futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente as estruturas.

 

PPS4 - Tecnologias de sensorização e conectividade: Capacitar a indústria para novas competências na área da conectividade e sensorização.

 

PPS5 - Tecnologias de produção flexível e digital: Desenvolver, testar e demonstrar novas tecnologias, metodologias e processos para a transformação digital do cluster automóvel nacional, no contexto da indústria 4.0.

 

PPS6 - Gestão, coordenação e disseminação: Garantir a gestão e coordenação do Projeto PAC, nomeadamente na vertente de gestão técnico-científica, administrativa e financeira e, ainda, de divulgação ampla e demonstração dos resultados.

 

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: